Gostaria de saber sobre a eletroconvulsoterapia, qual o procedimento para conseguir o tratamento pelo SUS. Obrigada.

  • A eletroconvulsoterapia está indicada para quadros de depressão resistente ou refratária. Sugiro uma avaliação com um(a) psiquiatra para ver se há indicação de ECT. Há pouquíssimos centros que fazem este tipo de procedimento, geralmente é realizado em hospitais escolas.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Primeiramente, você deve descobrir quais são os serviços que têm este tratamento em sua região. O SUS é regionalizado e é mais fácil conseguir vaga se houver serviços próximos. Geralmente, as assistentes sociais de ambulatórios (UBS, AMA) possuem acesso a listas de serviços que ofereçam determinados tratamentos e, com certeza, mesmo que não tenham, saberão ajudá-la a encontrá-los.

    Uma vez sabendo onde há serviço, informe-se sobre os procedimentos do serviço para que seja feita a eletroconvulsoterapia (ECT). Provavelmente você terá de passar com psiquiatra do serviço, para que este(a) possa decidir se, em sua opinião, há indicação para ECT. Se houver indicação, a pessoa que vai ser submetida a ECT precisa fazer uma série de exames, também necessários para a liberação.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Desconheço aqui em Bauru algum local que aplique ECT. De qualquer forma, precisa antes ser avaliado por um médico psiquiatra.