Gostaria de saber sobre tratamento para ciúmes possessivo, junto com agressividade e irritabilidade, acaba fazendo coisas absurdas, perde a noção das coisas completamente.

  • Os ciúmes em relacionamentos são produtos tanto da natureza humana quanto de influências culturais. Em "dose" pequena, geralmente não levam a prejuízos e tem pessoas que até gostam que o(a) outro(a) sinta um pouco de ciúmes.

    Entretanto, algumas pessoas sentem ciúmes excessivos, o que leva a sofrimento tanto para o(a) ciumento(a) quanto para seu par: ocorrem muitas brigas, ameaças e cada movimento da pessoa, frequentemente, é confundido com uma "traição". A vida se torna um inferno.

    O tratamento básico para o excesso de ciúmes é a psicoterapia ou a terapia comportamental, frequentemente envolvendo o casal.

    Existem alguns casos, entretanto, nos quais o aparecimento de ciúmes excessivos pode estar relacionado a um delírio ou mesmo ao início de um quadro como a doença de Alzheimer.

    Assim, antes de partir-se para uma psicoterapia ou para uma terapia comportamental, é sempre bom fazer uma avaliação com psiquiatra.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Primeiramente precisa ver se é um ciúmes normal ou patológico; sendo patológico, procure um(a) psiquiatra e um(a) psicólogo(a) para tratamento adequado. Abraço e boa sorte.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência