Maus tratos na infância e abuso sexual quando não tratados podem acarretar isolamento na vida adulta e também dificuldades de se relacionar e confiar?

  • Sim, mas isto não é o mesmo que dizer que essas alterações devam ser definitivas. Em geral, uma boa avaliação psiquiátrica e uma psicoterapia são suficientes para trazer um grande alívio para esses problemas que foram relatados.

    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
  • Sim, sem dúvida. Psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico são fundamentais neste caso.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência