Me sinto sem vontade de tudo, com uma pressão forte na cabeça, mas não é dor muscular. Estou muito esquecida e sem concentração, sem ânimo de tudo. Tenho 40 anos, três filhos, posso estar com depressão?

  • A falta de vontade de fazer as coisas e as dificuldades de concentração são típicas da depressão, apesar de não serem suficientes para dar o diagnóstico. Outros sintomas que frequentemente estão presentes é uma sensação de tristeza profunda ou melancolia, a perda de prazer de fazer aquelas coisas das quais a pessoa normalmente gostava; pessimismo em relação ao futuro; lembranças ruins ou sensação de culpa em relação ao passado; problemas de falta ou excesso de sono; problemas de falta ou excesso de apetite; perda do desejo sexual; ideias de que quer morrer ou mesmo de suicidar-se.

    Da mesma forma que o desânimo e a dificuldade de concentração não são suficientes para o diagnóstico, o oposto também é válido. Você não precisa ter TODOS os sintomas acima para se dizer que tem uma depressão. De modo geral, aceita-se que a pessoa tenha cerca de quatro dos sintomas citados, por um período de pelo menos duas semanas, a maior parte do tempo.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria