Meu filho tem déficit de atenção e eu temo pelo futuro dele. Tem 18 anos e parece ter 12. Faz umas perguntas bobas... Eu fico angustiada. Tenho medo que não amadureça, me sinto tão culpada. Criei ele sozinha, o pai nunca ligou. Não sei mais lidar...

  • Muitas pessoas têm dificuldades de prestar atenção. As causas são variadas: ansiedade, depressão, maus hábitos de estudo.

    Uma parte delas tem o que se chama de transtorno de déficit de atenção-hiperatividade (TDAH). Essas pessoas têm especial dificuldade de prestar atenção, manter-se concentradas. Frequentemente são precipitadas, interrompem aos outros quando estes falam, não concluem os próprios pensamentos; podem ser desorganizadas, perder objetos, machucar-se com frequência. Não conseguem concluir trabalhos e estudos prolongados.

    Quando você diz que ele "parece ter 12", não fica claro se você está dizendo que ele é emocionalmente imaturo ou tem alguma deficiência intelectual.

    De qualquer forma, sugiro que procure a ajuda de um psiquiatra. Talvez ele resolva tratar do caso sozinho ou pedir avaliação de outros especialistas, tanto médicos quanto psicólogos ou mesmo pedagogos.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria