Meu irmão tem 65 anos era tranquilo, ponderado, de 2 meses para cá mudou e está falante, diz que sabe tudo, não dorme, está causando constrangimento no trabalho, tanto que nos chamaram. Tentamos levá-lo ao médico,não aceita.Como agir? Levar a força?

  • Parece haver uma causa clínica/psiquiátrica para este comportamento. Ele necessita de cuidados. Se não aceita auxílio, talvez um médico possa ir vê-lo ou levá-lo à força mesmo.

    Drª. Debora Mascella Krieger
    Dor
    Psiquiatria
    Porto Alegre / RS
  • Entrem em contato com um psiquiatra, deem mais detalhes do caso e, se ele indicar, devem fazer uma avaliação, num caso destes, mesmo que involuntária. Neste caso, podem solicitar uma ambulância pública ou privada e levá-lo para uma avaliação. É no interesse dele. Porque, se estiver tendo um quadro psiquiátrico, ele pode piorar e a pessoa pode prejudicar-se. Outra opção é solicitar um psiquiatra para atendimento domiciliar.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Seu irmão pode estar tendo uma crise de bipolaridade, ansiedade ou outro transtorno (inclusive pode ser abertura de um quadro de demência). Seria bem importante levá-lo ao médico, especialmente a um psiquiatra. Tente convencê-lo a se cuidar, fazer exames, checkup ou use algum outro argumento para levá-lo ao médico para melhor avaliação do quadro atual. A consulta presencial seria bem importante neste caso.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Terão que convencê-lo a aceitar ajuda de médico neurologista ou psiquiatra para avaliação e conduta quanto aos sintomas que vem apresentando.

    Drª. Ione Aragão Ribeiro
    Psiquiatria
    Volta Redonda / RJ
  • O Dr. Marcelo M. Biondo deu uma opinião corretíssima.

    Concordo com ele em todos os sentidos.

    Os demais colegas também deram excelentes respostas.

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP