Meu irmão tem 65 anos, sempre foi calmo, de2 meses para cá está extremamente falante, diz que sabe tudo, que pode tudo. Esta causando constrangimento no trabalho até chamaram a família. Mas diz que não tem nada e que não vai ao médico. Como proceder?

  • Pode sim ser um quadro psiquiátrico como transtorno bipolar, por exemplo. Se não vai até um médico, pode-se pedir que um especialista vá até ele ou ser levado à emergência psiquiátrica mesmo contra a vontade.

    Drª. Debora Mascella Krieger
    Dor
    Psiquiatria
    Porto Alegre / RS
  • Entrem em contato com um psiquiatra, deem mais detalhes do caso e, se ele indicar, devem fazer uma avaliação, num caso destes, mesmo que involuntária. Neste caso, podem solicitar uma ambulância pública ou privada e levá-lo para uma avaliação. É no interesse dele. Porque, se estiver tendo um quadro psiquiátrico, ele pode piorar e a pessoa pode prejudicar-se. Outra opção é solicitar um psiquiatra para atendimento domiciliar.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Precisa investigar se seu irmão não está com alguma doença mental grave como depressão, demência, transtorno bipolar, ansiedade, transtorno esquizoafetivo, esquizofrenia, uso de drogas ou dependência a drogas, entre outros.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Confirmo que a resposta do meu colega Dr. Marcelo M. Biondo é perfeita.

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP