Meu marido fica até 4 meses sem beber bebida alcoólica, mas quando bebe um dia, bebe vários seguidos e ele é nervoso. Os dias que ele fica sem beber, ele sente vontade o tempo todo e disse que gosta demais de beber. O que fazer? Estou desesperada.

  • O álcool faz parte dos transtornos de uso de substâncias. Traduzindo em linguagem popular, álcool é droga. Apenas que álcool é uma droga legalizada. Infelizmente, enquanto muito se fala da maconha (que também é prejudicial), o álcool continua sendo uma das maiores fontes de prejuízos em nossa sociedade.

    A maioria das pessoas com transtorno por uso de álcool (chamado antigamente de "alcoolismo", "abuso de álcool" ou "dependência de álcool") consegue ficar períodos variados sem beber. A maioria dos alcoólatras não são pessoas que bebem grandes quantidades, diariamente e adormecem nas sarjetas. A maioria são pessoas trabalhadeiras e decentes, mas que prejudicam suas vidas pelo uso de bebidas alcoólicas.

    O álcool, assim como as outras drogas, deixa uma espécie de "memória" no cérebro. Quando a pessoa para de usar a droga, fica se lembrando dela, fica desejando-a. É mais ou menos como quando alguém perde um amor: em vários momentos, em várias situações, a pessoa se lembra e sente saudades do amor perdido; uma música, uma comida, um horário em que se falavam, um lugar, tudo pode fazer a pessoa sentir saudades. Da mesma forma como ocorre com os amores perdidos, se a pessoa ficar muito tempo sem beber, aos poucos vai deixando de sentir tantas saudades. Pode nunca se esquecer e, se encontrar o antigo amor, pode sempre ter uma recaída, mas se não o encontrar, o sofrimento vai aos poucos diminuindo e a vida vai voltando a ter sentido sem a presença do amor perdido, aprende-se a viver e ter prazeres sem ele ou ela.

    Existem tratamentos para o alcoolismo, tanto psicoterapias quanto alguns medicamentos, mas todos eles só funcionam se a pessoa quiser se tratar. Não adianta dar remédio escondido, não adianta fazer internações com meses e anos de duração. Se a própria pessoa tem a consciência de que se deve tratar, é o melhor. Senão, a família pode pressionar, exigir, impor condições e insistir para que a pessoa se trate. Existe tratamento para alcoolismo tanto em postos de saúde públicos, quanto em medicina de convênios e atendimento particular.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Leve o mesmo para um CAPS-AD para melhor avaliação e conduta. Caso não tenha este tipo de CAPS na sua região, leve o seu marido para uma avaliação psiquiátrica e psicológica. Abraço!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • O seu marido encontra-se com um quadro de dependência de bebida alcoólica e precisa de uma avaliação especializada para ser orientado e realizar acompanhamento multiprofissional para essa patologia.