Meu marido foi diagnosticado com C. DE LEVI, ALZHEIMER e Parkinson. Tem receita de Ketiapina 100 mg, um à noite, estou tentando no governo, porém o psiquiatra não pode colocar o CID que o governo exige, que se refere à esquizofrenia. O que faço?

  • Primeiramente, um esclarecimento: não existe este diagnóstico triplo. A demência com corpúsculos de Lewy já implica que a pessoa tem sintomas tanto de doença de Alzheimer quanto de síndrome parkinsoniana. Em relação à medicação, infelizmente o SUS não libera as medicações apenas com base na prescrição médica. A quetiapina (com "qu") pode ser usada em transtornos psicóticos e no transtorno bipolar (não apenas esquizofrenia). Em outros casos, ela precisa ser adquirida comercialmente: os preços são variados e alguns laboratórios costumam oferecer descontos, mediante cadastro (o único problema de cadastrar é que os dados podem perder o sigilo). Outra opção é entrar com um mandado de segurança contra o Estado, através de advogado, com base em documentação que prove que a quetiapina é a melhor opção para o tratamento e que a pessoa não tem condições de comprá-la.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Complementando as orientações do colega, sugiro que se não conseguir adquirir a medicação por nenhum meio público e não houver condições financeiras para tal, converse com o médico do seu esposo a esse respeito. Ele saberá como manejar as medicações de acordo com a necessidade do paciente e as possibilidades da família em adquirir o remédio.

    Para finalizar, oriento a você familiar que se informe muito, busque conhecimento sobre a demência por Corpos de Lewy para que você aprenda a lidar com o paciente em seus momentos difíceis.

    Boa sorte!

    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
  • Você pode entrar em um processo judicial contra o Estado para o Estado fornecer o remédio do seu marido. Contrate um advogado e faça isso. Outra possibilidade é a troca da medicação por uma medicação de preço mais acessível. Existem várias medicações psicotrópicas para o tratamento dos quadros demenciais e do Parkinson.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Somente um psiquiatra ou neurologista poderão avaliar e diagnosticar corretamente seu marido para que você possa entrar com recursos para dispensação de medicamentos especiais pelo governo através da Defensoria Pública.

    Drª. Ione Aragão Ribeiro
    Psiquiatria
    Volta Redonda / RJ
  • Existem 4 tipos de Demência, e a Demência de corpúsculos de Lewi é uma delas. A Doença de Alzheimer também é um tido de Demência.

    O uso de Antipsicóticos Atípicos (a Quetiapina é um deles) pode ser útil, sim.

    Realmente, as regras para fornecimento de medicamentos não seguem regras médicas, sendo apenas fornecidas em alguns diagnósticos específicos.

    O SUS deconhece que pode-se usar Antipsicóticos nas Demências...eles "acham" que isto não existe.

    O seu Psiquiatra não tem culpa.

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP