Minha esposa teve depressão há 6 anos, ela era fumante, agora parou de fumar. Está com muita angústia. Pode ser a abstinência do cigarro?

Sobre: Psiquiatria

Minha esposa teve depressão há 6 anos, ela era fumante, agora parou de fumar. Está com muita angústia. Pode ser a abstinência do cigarro? - 27/04/2022

A cessação do tabagismo está associada à redução de depressão, ansiedade e estresse e à melhoria da qualidade de vida e do humor positivo. Os tamanhos de efeito são iguais ou maiores do que os do tratamento com antidepressivos para transtornos de humor e ansiedade. Em uma metanálise (Taylor et al, 2021), em comparação com as pessoas que continuaram a fumar, as pessoas que pararam de fumar mostraram maiores reduções em ansiedade, depressão ou nestes dois sintomas combinados. Em pessoas que pararam de fumar, houve menor incidência de novos casos mistos de ansiedade e depressão. Nesse mesmo estudo, em comparação com as pessoas que continuaram a fumar, as pessoas que pararam de fumar mostraram maiores melhorias em sintomas de estresse, sentimentos positivos e bem-estar mental. Ela está no caminho certo. Caso se prolongue os sintomas de angústia, pode ser recomendada uma avaliação com um profissional de saúde mental.

- 04/05/2022
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Osvladir Custódio
Psiquiatria
Psicoterapia
100
2
26

Parar de fumar tabaco pode levar a sintomas de abstinência, dos quais alguns podem ser vivenciados como ansiedade ou angústia. O bom é que pessoas que não fumam tem menos ansiedade do que fumantes. Assim, passada a fase inicial, a tendência é ela estar mais protegida contra angústia e ansiedade. Os estudos mostram que parar de fumar com tratamento é seis vezes mais eficiente que parar de fumar sozinho, sem acompanhamento medicamentoso e comportamental. Há consultórios particulares de psiquiatras com experiência na área e ambulatórios públicos com equipes de tratamento de tabagismo que podem ser úteis.

- 28/04/2022
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
785
45
1446

Tem alguma dúvida sobre Psiquiatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização