Minha filha foi diagnosticada pelo endocrinologista com depressão ansiosa. É grave?

  • É elogiável que o endocrinologista de sua filha esteja tão atento aos sintomas mentais. A questão de gravidade em psiquiatria é bastante diferente das condições médicas gerais. Não é possível fazer essa avaliação com as informações disponíveis. Mais relevante é que há vários tratamentos eficazes para depressão e ansiedade. Espero que tenha melhoras em breve.

    Dr. Osvladir Custódio
    Psiquiatria
    Psicoterapia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Quando existem pensamentos negativos e suicidas associados ao quadro de depressão aí é grave sim. Procure também um psiquiatra para sua filha para melhor avaliação e conduta.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Depressão ansiosa significa, apenas, que a pessoa tem depressão e também ansiedade. Ansiedade está presente em grande parte das pessoas com depressão. Com base neste diagnóstico, é impossível saber a gravidade do quadro, pois não é como a Psiquiatria os denomina. Apesar de que alguns médicos não psiquiatras sabem tratar depressão e ansiedade, pedir uma avaliação pro especialista (psiquiatra) costuma ser mais seguro. Com base nessa avaliação, será possível definir a gravidade do quadro (alguns casos são realmente graves). Felizmente, para a maioria há bons tratamentos.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria