Minha filha tem 11 anos e está tendo alguns sintomas estranhos, não tem concentração na escola não presta atenção em nada, tem vez que está feliz, mas na mesma hora fica triste, depois fica zangada, está muito estranha. Eu queria uma opinião.Obrigado

  • Há inúmeras possibilidades de diagnóstico para a sua filha, apenas com seu relato inicial não dá pra fazer um diagnóstico definitivo. O diagnóstico só pode ser estabelecido a partir de uma consulta clínica e exame clínico. Sua filha pode estar tendo sintomas de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), TAB (Transtorno Afetivo Bipolar), Depressão ou mesmo ansiedade. Abraço.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Há muitas possibilidades para explicar o comportamento de sua filha: transtorno de déficit de atenção-hiperatividade pode interferir na concentração, mas NÃO é possível dizer que ela tenha este problema somente por ter dificuldades de concentração. Oscilações de humor podem ocorrer em crianças com tendências à depressão, assim como irritabilidade excessiva. Ela pode estar tendo problemas interpessoais, tais como estar sendo vítima de assédio ou bullying. Mesmo doenças físicas podem levar a alguns destes sintomas.

    Você deve necessariamente conversar com os professores dela, com os orientadores, na escola e investigar o que está acontecendo por lá. Consulte um pediatra para ver como está a saúde dela. Sugiro que conversem também, com um psicólogo, juntas, para desenvolverem uma relação aberta, na qual aprendam a falar sobre todos os assuntos uma com a outra, de modo que consiga conhecer sua filha cada vez melhor. Quanto melhor você souber o que ocorre com ela, que dificuldades enfrenta, quais são seus pontos fortes e fracos, quem são seus amigos, quais os lugares que frequenta, quem são os pais dos amigos, tanto maior será seu controle sobre ela e melhor poderá ajudá-la, nos momentos de necessidade. Os pais de amigos dela poderão, talvez, estar enfrentando problemas semelhantes aos seus e vocês poderão trocar ideias e se aconselhar.

    Faça uma consulta também com um psiquiatra com experiência em crianças e adolescentes, para verificar se sua filha tem algum transtorno que requeira tratamento.

    É possível que não haja necessidade de todas estas medidas, porém se você adotá-las, sua segurança com certeza será maior.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria