Minha filha tem 26 anos, formada, de uns 3 anos pra cá está tendo crises, surtos. hoje teve, está sem falar comigo, porém, imaginou que um irmão meu iria me atacar, surtou. Fiquei sabendo que está tomando Olanzapina. Ela nunca foi esquizofrênica.

  • Você não formulou uma pergunta - está relatando uma situação. De modo que não está claro qual seria sua expectativa quanto ao que se poderia ajudar, por aqui. Caso sua dúvida seja o diagnóstico, não há como fazê-lo, sem conhecer mais detalhes. A olanzapina é uma medicação com muitas funções, sendo uma delas o tratamento de sintomas psicóticos (perda do vínculo com a realidade) e, se os pensamentos dela de que seu irmão iria atacar você tiverem esta característica, olanzapina é um dos tratamentos possíveis. Resta saber, nesta eventualidade, porque não estaria agindo. Pode ser que ela não esteja tomando corretamente (o que, infelizmente, ocorre em alguns pacientes, por vários motivos); se o uso for recente, pode ser que ainda não tenha tido tempo de agir; pode ser que a dose seja insuficiente ou que a olanzapina não seja a melhor medicação para o caso dela. As causas de ideias psicóticas são várias como, por exemplo, episódios depressivos psicóticos, episódios de mania psicótica, transtorno delirante, uso de algumas drogas, lesões cerebrais, algumas doenças, transtorno esquizoafetivo, esquizofrenia. Assim, esquizofrenia é apenas uma das causas possíveis. Mas, o fato de que "nunca foi esquizofrênica" nada significa. Pois, como qualquer doença, a pessoa passa a apresentá-la em algum momento da vida, sem a ter tido antes.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Sua filha deve ser acompanhada por um psiquiatra mensalmente e se ela estiver paranoica (com sintomas psicóticos) mesmo, como parece pela sua descrição, ela deve tomar sim a Olanzapina, uma medicação antipsicótica bastante eficaz. Um efeito colateral bem provável da Olanzapina é o ganho de peso ao longo do tratamento. Desejo melhoras para a sua filha.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Em primeiro lugar, quero te dar um conselho...não é uma crítica, ok?

    Não diga a palavra "surto", pois você está no Brasil, um país onde existe uma cultura muito falha nas questões psiquiátricas...o brasileiro costuma ligar a palavra "surto" com alguma loucura, e isto não é verdade. De qualquer forma, o paciente se sente mal ao ouvir esta palavra. Desculpe...não estou criticando...você não cometeu nenhum absurdo, ok?

    Os quadros de irritabilidade podem acontecer em várias situações comuns, como a Ansiedade, por exemplo.

    Sendo assim, a melhor providência é procurar o Psiquiatra para se estabelecer o diagnóstico preciso (isto dificilmente acontece na 1ª consulta).

    Com o diagnóstico exato, o tratamento pode ter um grande sucesso.

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP
    Marcar consulta
  • O melhor é conversar com ela. Quanto ao diagnóstico, pode ser ansiedade, transtorno bipolar por exemplo, não só esquizofrenia. Certamente, o auxílio de um psiquiatra é importante.

    Drª. Debora Mascella Krieger
    Dor
    Psiquiatria
    Porto Alegre / RS
  • A esquizofrenia é um transtorno psíquico grave como qualquer outro. Os transtornos do pensamento provocam alucinações e delírios que podem ocorrer em outros diagnósticos dos transtornos psicóticos, a esquizofrenia é um deles.
    Os transtornos mentais graves tem origem genético-hereditário ocorrendo em humanos, por isso, em qualquer um de nós.
    É necessário se informar melhor em uma consulta com um psiquiatra que irá avaliar sua filha e conversar sobre o diagnóstico, conduta e prognóstico.
    Boa sorte!

    Drª. Ione Aragão Ribeiro
    Psiquiatria
    Volta Redonda / RJ