Minha filha tem muita dificuldade de gerenciar o tempo de provas do Enem. Muito ansiosa. É muito esforçada, muito inteligente. Está tentando medicina. Não consegue fazer as provas no tempo normal, deixando questões em branco. O que poderia ajudá-la?

  • Sugiro acompanhamento com psicopedagoga. Talvez dosagem de neurotransmissores com uso de medicação apropriada também possa ser bem-vinda.

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Psicoterapia, meditação e atividade física regular pode ajudá-la bastante. Há alguns cursinhos pré-vestibulares aqui em SP especializados, com turmas especiais de medicina. Recomendo relaxamento e alongamento como boas opções também. Abraço!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Este tipo de dificuldade pode ter várias origens, podendo, inclusive, ser apenas uma dificuldade de se organizar. Um psicopedagogo pode ser útil para ajudá-la.

    Outras vezes, pessoas podem ter sintomas de transtorno de déficit de atenção-hiperatividade (TDAH), seja o transtorno completo, quanto apenas alguns aspectos dele. Um psiquiatra saberá diagnosticar se há presença de TDAH e, se houver, o tratamento costuma melhorar muito o desempenho das pessoas.

    Finalmente, há pessoas que ficam tão ansiosas, ao realizarem provas, que esquecem momentaneamente o que aprenderam e, com isto, pioram seu desempenho. Nestes casos, um psicopedagogo e uma abordagem psicoterápica podem ser úteis.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria