Minha filha toda vez que tem que enfrentar algo novo, chora, tem tremor, dor de barriga, fica com angústia. Já passou por psicólogo, mas era particular e não deu pra continuar. Será que se ela se tratar com psiquiatra é melhor?

Sobre: Psiquiatria

Minha filha toda vez que tem que enfrentar algo novo, chora, tem tremor, dor de barriga, fica com angústia. Já passou por psicólogo, mas era particular e não deu pra continuar. Será que se ela se tratar com psiquiatra é melhor? - 26/10/2021

Não tem como saber. Potencialmente é sempre mais seguro passar primeiro com um(a) psiquiatra, que consegue identificar diagnósticos como eventuais transtornos depressivos, ansiosos e outros diagnósticos que são da área médica e podem requerer medicação. Por outro lado, dependendo do tipo de transtorno ansioso, pode ser tratado também com psicoterapia e, neste caso, há psiquiatras que conhecem as técnicas, mas psicólogos em geral têm mais prática. Há algumas instituições, principalmente ligadas a ensino e pesquisa, que podem ter psicoterapia de graça ou preços "sociais" - pesquise em faculdades de Psicologia e converse com um(a) assistente social (que tem em quase todos os postos de saúde). Assistentes sociais geralmente têm listas de instituições com psicoterapia gratuita ou de baixo custo.

- 30/10/2021
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
699
40
1371

O diferencial para os sintomas relatados é grande. Uma pena que não tenha conseguido arcar com os custos. Além das faculdades de psicologia, sugiro as de clínica social.

- 28/12/2021
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Osvladir Custódio
Psiquiatria
Psicoterapia
34
1
3

Você não diz a idade, mas de qualquer forma, a primeira indicação é psicoterapia. Muitas vezes, é preciso o apoio medicamentoso que só o psiquiatra (ou um médico que tenha habilidade para prescrever psicotrópicos) pode orientar.

- 01/11/2021
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Ruy Perini
Psicoterapia
Psiquiatria
2
0
1

Tem alguma dúvida sobre Psiquiatria?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização