Minha irmã de repente entrou em pânico, via coisas, falava que pessoas estavam querendo matá-la. Agora está quebrando as coisas e não quer tomar banho, está muito agressiva, não sei o que fazer.

  • Sugiro que leve em profissional especializado em psiquiatria. Que uma dosagem de neurotransmissores seja efetuada, para que se entre com a medicação psicotrópica mais apropriada com urgência.

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Como os colegas já disseram, sua irmã deve ser avaliada por um Psiquiatra, e o mais "urgentemente" possível. O gradativo desaparecimento, em nosso país, de Emergências Psiquiátricas capacitadas, na Rede Pública, fruto do descaso de nossos governantes, é extremamente grave. Você descreveu, no caso em sua irmã, um quadro típico a exigir atendimento psiquiátrico EMERGENCIAL. Espero que ela tenha conseguido atendimento adequado e esteja melhor!

    Dr. Flavio Jozef
    Psiquiatria
    Psiquiatria Forense
    Rio de Janeiro / RJ
  • Leva a sua irmã para avaliação psiquiátrica e melhor conduta. Ela vai precisar tomar remédios psicotrópicos para se acalmar e controlar as emoções e a agressividade. Abraço!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Este tipo de comportamento é frequente em surtos psicóticos, apesar de não ser exclusivo deles: quadros confusionais ou mesmo, raramente, simulação podem ter esta apresentação. Surtos psicóticos podem ocorrer em função de causas cerebrais ou doenças em outras partes do organismo, assim como devido a alterações mais sutis na comunicação entre as células nervosas, como se supõe haver na esquizofrenia, no transtorno esquizo-afetivo, na depressão psicótica, na mania psicótica e no transtorno delirante.

    Assim, com base na sua descrição, não é possível dar um diagnóstico. Deve levá-la a um(a) psiquiatra ou, em caso de muita agitação, pode solicitar uma visita domiciliar ou mesmo uma ambulância e levá-la a um pronto socorro psiquiátrico.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Boa tarde, sua irmã encontra-se com alterações da sensopercepção (alucinações visuais), delírios de conteúdo persecutórios que fazem parte de um surto psicótico e tem que ser avaliada e medicada o quanto antes.

  • É essencial levá-la a um psiquiatra para que o tratamento adequado seja iniciado e os sintomas possam ser reduzidos e, por fim, que desapareçam; contudo, se os sintomas estiverem muito expressivos [não toma banho há muito tempo, agressividade física contra si mesmo e aos outros, alucinações auditivas muito intensas], o ideal é a paciente ser levada à internação psiquiátrica. No tratamento em internação, existe uma facilidade maior em manejar as medicações, segurança completa para o paciente no que diz respeito aos seus sintomas, assim como a possibilidade da família se manejar melhor.

    Drª. Emanuella Novello Halabi
    Clínica Médica
    Psiquiatria
    Rio de Janeiro / RJ