Minha mãe tem 82 anos e está tendo várias crises de ansiedade, o hospital mandou procurar um psiquiatra, tem especialista em idosos?

  • Qualquer psiquiatra a princípio consegue cuidar de idosos, mas existe sim a Psiquiatria Geriátrica ou a Psicogeriatria.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Um bom psiquiatra deve ter experiência com pessoas idosas, também. A não ser os quadros demenciais e alguns outros quadros cognitivos e de origem orgânica, basicamente todos os quadros em idosos são os mesmos que em adultos. Uma vez feito o diagnóstico, apenas se deve ter cuidado para medicar (se for o caso), no sentido de que as doses e eventuais aumentos de doses procedem de modo diferente do que em adultos jovens. Mas, há alguns psiquiatras que se dedicam mais a pessoas idosas do que a média, se faz questão disto. Talvez o próprio hospital onde esteve possa indicar algum.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria