Minha namorada teve depressão e é viciada em Zolpidem, Neozine e Alprazolan 2 mg. Toma na ordem, 2, 15 gotas e 2. Ela fala que sem estes medicamentos não consegue dormir. Existe um tratamento para diminuir essas doses?

  • O Neozine* (levomepromazina) não costuma ser difícil de tirar. O zolpidem e o alprazolam, por suas características, costumam ser mais difíceis. Procure um psiquiatra com experiência em abuso de substâncias ("drogas") e que tenha também experiência em sedativos e tranquilizantes, drogas Z (zolpidem, zopiclone, zaleplon, eszopiclone etc.) e benzodiazepínicos, porque retirar estas drogas não é exatamente igual a álcool, cocaína, maconha etc.: cada droga possui algumas características que podem requerer abordagens diferentes. Não façam a retirada sozinhos, pois pode haver complicações.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Sim. Uma avaliação de um médico psiquiatra criteriosa pode mudar esta prescrição. O Alprazolam pode viciar, é tarja preta e sua retirada deve ser lenta e gradual. O Zolpidem pode causar amnésia ou piora de binge eating. O Canabidiol e antidepressivos como o Donaren podem ser substitutos a estas medicações.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • A insônia é um sintoma e não uma doença. As causas mais comuns são a Ansiedade e a Depressão, que são doenças curáveis.
    Sua namorada só vai dormir sem medicamentos quando a Serotonina do Lobo Pré-frontal esquerdo dela estiver normal. Parece complicado, mas não é. A Serotonina é fabricada no intestino e quando ela está reduzida na região cerebral chamada Lobo Pré-frontal esquerdo, o paciente tem Depressão.
    Existem os Antidepressivos, sendo que vários deles aumentam a quantidade de Serotonina no cérebro. Depressão tem cura!!!
    Para isto você deve procurar para ela um Psiquiatra. A Psicologia também faz parte.
    Os Antidepressivos são excelentes medicamentos e são de receita branca carbonada (não viciam e não causam dependência).

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP
    Marcar consulta
  • Boa tarde.

    Parabéns pela preocupação com sua companheira.

    A princípio é muito importante saber se sua namorada ainda apresenta algum sintoma residual da depressão ou ansiedade que podem estar impedindo que ela fique sem tais medicações. Na maioria das vezes, alterações do sono (como a insônia) são sintomas de um outro problema, como a depressão, por ex. Se este for o caso, é necessário tratar o problema de base primeiro, regular o sono e, então, fazer desmame das medicações.

    É possível fazer a retirada dessas medicações sim, mas nunca a faça de forma abrupta, pois, neste caso, a retirada rápida poderia fazer mais mal do que bem à sua namorada.
    Também sugiro que ela seja acompanhada por um psicólogo que saiba tratar transtorno do sono. Geralmente são profissionais que atuam com a abordagem TCC.

    Boa sorte.
    Se precisar de apoio profissional, ligue aqui.

    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
  • Sim, existem formas de tratamento medicamentoso com substâncias que não provocam dependência como é o caso dos medicamentos de tarja preta prescritos em receituário azul. Ela deve procurar um psiquiatra que, com experiência em tratamento para abuso de drogas, poderá ajudá-la na retirada de tais medicamentos. Não deve fazer nenhuma tentativa de retirada sozinha, pois terá sérios riscos com crises de abstinência.

    Drª. Ione Aragão Ribeiro
    Psiquiatria
    Volta Redonda / RJ