Minha sogra tem claramente problemas de ansiedade e crises de pânico, mas não aceita o diagnóstico de nenhum médico e se recusa a ir ao psiquiatra. Ela está deixando todos a sua volta estressados. O que fazer?

  • Faça uma consulta com um psiquiatra e relate a ele, pessoalmente, os detalhes do caso de sua sogra. Muitas vezes, sendo informado dos detalhes do caso e das características comportamentais da pessoa, um psiquiatra consegue dar orientações de como estimular a pessoa a aceitar ajuda.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Situação complicada porque o ideal seria ir ao psiquiatra mesmo, mas como ela não aceita poderia tentar levá-la ao Clínico mesmo (ele pode iniciar o tratamento ou convencê-la de que precisa do tratamento) ou ao psicólogo, que trabalharia as questões que a fazem recusar o tratamento com psiquiatra.

    Drª. Karina Marui Biondo
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
  • O primeiro passo é realmente uma consulta com psiquiatra, e é muito importante o apoio da família para evolução do paciente. Já tentaram um vídeo chamada? Às vezes a aceitação fica mais fácil e nós podemos ajudar.

    Dr. Weverton Margotto Dornelas
    Psiquiatria
    Ipatinga / MG
  • Tente levá-la ao Neurologista ou a uma psicóloga ou Neuropsicóloga. Pode ajudar bastante!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência