Moro com dois idosos, são dois irmãos que brigam diariamente gritando e ameaçando um ao outro. Omitem tudo para seus médicos e acabo saindo como exagerada, porém a situação está desesperadora. Não admitem consulta em psiquiatria. Como proceder? Grata

  • Procure um(a) Psicólogo(a) pra você, vai te ajudar bastante.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • 1. Você pode tentar convencê-los a ir a um psiquiatra dizendo que vão a um profissional ou médico para conversarem sobre seus problemas, sem especificar que se trata dos problemas comportamentais. (Muitas vezes, pessoas não querem ir a psiquiatras, porque os consideram médicos de "loucos".)

    2. Você pode dizer que vão a um(a) psiquiatra para que ele(a) os ajude a resolver suas diferenças e diminuir o estresse, em casa.

    3. Se nenhuma das duas anteriores funcionar, pode pedir para um psiquiatra fazer um atendimento domiciliar, dizendo apenas que um médico vem vê-los (realmente, psiquiatras são médicos).

    4. Se nenhuma das três anteriores funcionar e você achar importante para ajudar os idosos, chame um psiquiatra à revelia.

    5. Se não puder fazer nenhum dos quatro anteriores, vá você a um psiquiatra e procure aconselhar-se sobre como influenciar o comportamento dos idosos, seja no sentido de convencê-los a procurar um médico, seja no sentido de você conseguir diminuir as brigas entre eles, através de algumas atitudes que um(a) psicoterapeuta pode ensinar a você.

    6. Se houver riscos iminentes de agressão física, contra si mesmo ou contra o outro, deve chamar uma ambulância particular ou o SAMU.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria