Não consigo dormir. Chega à noite, quando vou me deitar, o sono não vem. Acordo cansada no dia seguinte. Parece que todas as energias do meu corpo se esgotaram. Meu sono é muito leve e acordo também com as mãos formigando.

  • Primeiramente, é importante você consultar um psiquiatra para verificar se sua insônia tem alguma causa psiquiátrica ou clínica. A maioria dos casos, não tem. Mas, não é possível excluir, sem você consultar um especialista. De qualquer forma, há algumas medidas simples, que costumam funcionar bem na maioria dos casos de insônia.

    MEDIDAS DE HIGIENE DO SONO

    1. Ir para a cama apenas quando estiver muito sonolento, sem conseguir manter-se acordado. Não basta estar cansado. Enquanto isto, ficar assistindo à TV, lendo um livro, folheando uma revista ou escutando música. Sempre atividades tranquilas, que relaxem. Filmes de suspense, músicas muito agitadas, atividades como lavar louças ou varrer a casa podem deixar a pessoa ainda mais acordada.

    2. Se acordar no meio da noite e não adormecer em 15 a 20 minutos, fazer como em (1).

    3. Exercícios físicos aeróbicos várias vezes por semana. Terminar, o mais tarde, 4 horas antes de ir dormir; caso contrário, pode ficar muito estimulado e dificultar o sono.

    4. Tomar um lanche leve antes de ir dormir.

    5. Não fumar, não beber café na parte da tarde.

    6. Jamais tentar "forçar" o sono: quanto mais a pessoa tenta, mais acordada fica.

    7. Para algumas pessoas, ajuda tomar um banho morno antes de dormir.

    8. Acordar cedo, mesmo nos feriados e fins-de-semana.

    9. Não dormir a mais, mesmo se tiver dormido mal, à noite.

    10. Não tirar cochilos durante o dia.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria