O sentimento de pena prejudica a própria pessoa que tem esse sentimento?

  • Sim. Não sinta pena de si mesmo. Pelo contrário, fortaleça a sua autoestima e corra atrás de resolver os próprios problemas. Não desista nunca de si mesmo, pelo contrário, valorize as suas qualidades e atenue os seus defeitos. Muitas vezes, aceitar os próprios defeitos e se perdoar (principalmente em relação aos erros do passado) é o melhor caminho para parar de sentir pena. Tenha também boas companhias e poucos amigos, mas amigos verdadeiros! Estar cercado de gente ruim pode piorar ainda mais a pena, especialmente quando você convive com pessoas muito críticas.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Primeiramente, não existe uma definição científica do que seja "pena". Mas, tentando responder a sua pergunta com base no uso coloquial do termo, sentir pena de alguém é uma emoção empática, na qual se detecta o sofrimento presente ou potencial de um indivíduo (pessoa ou animal não humano) e quem detecta este sofrimento sofre, em algum grau, por este motivo. Ao mesmo tempo, no sentido habitual do termo, sente-se pena quando se presume uma impotência do indivíduo para sair deste sofrimento. Em algumas situações, esta impotência é real mas, em outras, o indivíduo tem a capacidade de parar de sofrer. É por este último motivo que, por vezes, diz-se que sentir pena é um sentimento negativo, porque desvaloriza o indivíduo que está sofrendo, considerado incapaz de resolver o problema que o faz sofrer. É o caso, por exemplo, de quando uma pessoa quer sair de um relacionamento com outra e não sai porque "sente pena". Frequentemente se trata de uma supervalorização de si mesmo, acreditando-se que se é insubstituível e que a outra pessoa não vai conseguir ser feliz sem nós. Neste caso, certamente é prejudicial para ambas as partes, porque uma não sai de um relacionamento que não está sendo bom para ela e a outra também não tem a oportunidade de encontrar alguém que se sinta feliz com ela.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • A compaixão é uma característica importante (no caso dos Psiquiatras ela é fundamental). Devemos, quando pudermos, nos colocar no lugar do outro para entender melhor o sofrimento dele.

    Fazendo isto, torna-se mais difícil julgarmos e condenarmos as outras pessoas.

    Não faz mal, é humano, faz bem.

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP