Oi, o meu filho dorme muito tarde e acorda tarde também. O que devo fazer? Por favor, me ajude.

  • Você deve estabelecer uma rotina junto com ele, com horários fixos para dormir e acordar. Se não conseguir fazer isso sozinha, procure ajuda de um médico. Tente ler sobre Higiene do Sono.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Quantos anos tem seu filho? O ciclo circadiano (cuja uma das funções é regular o sono e o despertar) varia de uma idade para outra. Considerando os adolescentes, é comum que atrasem a hora de dormir, por ficar no computador ou TV e acordar mais tarde. Eles também precisam de horas a mais de sono. Uma boa higiene do sono pode ajudar: acordar e dormir sempre na mesma hora, não tomar bebidas energéticas, como café, chá preto e energéticos, depois das 18, evitar computador e televisão antes de dormir. Resumindo: iniciar com uma boa higiene do sono e, se não adiantar, procure um especialista.

    Drª. Clarisse Moreno Farsetti
    Psiquiatria
    Psiquiatria Infantil
    Osasco / SP