Oi, queria saber qual é a composição química dos benzodiazepínicos. Desde já agradeço.

  • As benzodiazepinas são um grupo de fármacos ansiolíticos utilizados como sedativos, hipnóticos, relaxantes musculares, para amnésia anterógrada e atividade anticonvulsivante. A capacidade de causar depressão no SNC (Sistema Nervoso Central) deste grupo de fármacos é limitada, todavia, em doses altas podem levar ao coma. Não possuem capacidade de induzir anestesia, caso utilizados isoladamente. As benzodiazepinas atuam seletivamente em vias polissinápticas do SNC. Os mecanismos e os locais de ação precisos não estão ainda totalmente esclarecidos. Agem sobre um sub-receptor específico, o receptor das benzodiazepinas, no receptor A do GABA, um neurotransmissor inibitório do SNC.
    Tornam os receptores GABA mais sensíveis à ativação pelo próprio GABA (agem num sub-receptor da proteína do receptor). O GABA é um neurotransmissor que abre canais de cloreto, hiperpolarizando o neurônio e inibindo a geração de potencial de ação. Ou seja, potencializam o efeito do GABA fisiológico no seu próprio receptor.

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Sua pergunta é muito vaga, talvez você não tenha feito a pergunta direito, já que benzodiazepínicos é uma classe de medicamentos, com composições diferentes, indicações diferentes, efeitos diferentes, etc.... sobre composição, vc encontra facilmente no Google.

    Drª. Lara Giovanka Menezes
    Psiquiatria
    Vitória / ES