Olá! Tenho um problema que está me deixando louco! O que ocorre é o seguinte: eu não consigo fixar meu olhar no olhar de outra pessoa, dá até impressão que eu estou desviando o olhar por parecer estar mentindo. Meu caso seria para um psiquiatra? Obrigado.

  • Possivelmente é um quadro fóbico ou de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Para saber qual dos dois (ou mesmo se for um terceiro), só tendo mais dados.

    Os quadros de TOC se caracterizam por ideias ou pensamentos que vêm na mente da pessoa, sem que ela queira (muitas vezes, inclusive, a pessoa tenta repeli-los) e que ficam se repetindo.

    Já os quadros de fobia se caracterizam por medos ou receios desproporcionais ou mesmo absurdos.

    Ambos os quadros devem ser diagnosticados, de preferência, por psiquiatra.

    O tratamento pode envolver remédios ou terapia comportamental.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria