Olá, boa tarde. Estou passando por dificuldade com o álcool, não consigo tomar socialmente enquanto não estiver bêbado, aí não consigo parar e isso acarreta mais problemas. Tem alguma solução para eu parar, já que isso afeta tudo em minha vida?

  • Procure um psiquiatra com experiência em tratamento de transtornos de uso de substâncias ("álcool e drogas"). Há medicações que podem ajudar e a terapia cognitivo-comportamental também tem utilidade comprovada. Além de consultórios particulares, o SUS também possui tratamento para "álcool e drogas", em vários ambulatórios e, mais especificamente, nos CAPS-AD. Frequentar os Alcoólicos Anônimos (AA) também é útil, para muitas pessoas.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Olá,

    Parabéns por ter percebido que o vício está te trazendo prejuízos e ter decidido se cuidar!

    Esta característica de não conseguir parar de beber, após iniciar, se trata de uma compulsão.

    Há sim tratamento para ajudar a parar de beber. Tem medicação que pode ajudar a reduzir o desejo pela bebida e aumentar o tempo de abstinência.

    Além de opções de tratamento para um bom controle da ansiedade.

    Não adie mais, busque ajuda nessa jornada que ela ficará mais fácil!

    Boa sorte!

    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
  • O alcoolismo é uma doença grave, mas tem tratamento sim. Procure o AA (Alcoólicos anônimos), psicólogo e psiquiatra para tratamento mais complexo e completo possível. E não esqueça de buscar ajuda também e apoio de seus familiares (especialmente aqueles que não bebem bebida alcoólica).

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • O fator mais importante para a cura você já tem... admite que está com um problema e deseja receber ajuda.
    Um fator importante é: não se julgue, não se condene. Busque melhorar a sua vida espiritual. Você vai aprender em qualquer igreja que o "inimigo" (ou as forças do mal) somente ataca os abençoados. O Elias bíblico teve até ideação suicida, e era um dos mais importantes profetas das Escrituras.
    Passe a viver na verdade...você é amado de Deus.
    É muito importante que você procure um Psiquiatra para ajudar...isto será fundamental também...não vá sozinho...sua família é fator importante para a sua cura, e o Psiquiatra vai orientar seus familiares.
    Deus abençoe, varão!

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP