Olá, gostaria muito de parar de fumar, já tentei diversos métodos e não consegui, decidi fazer um acompanhamento com um profissional. Existe algum especialista para vícios ou todos os profissionais da área auxiliam no tratamento? Obrigada.

  • Geralmente o médico que trata vícios como tabagismo e etilismo é o psiquiatra. Para o tratamento do tabagismo existem várias possibilidades: uso de Bupropiona, chiclete de nicotina, adesivo de nicotina, Champix, entre outras opções. Deve-se ter cuidado com o ganho de peso neste processo de parar de fumar.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Existem, sim, profissionais com mais conhecimento e experiência na área de tabagismo. O melhor tratamento é feito com medicações como a bupropiona e a vareniclina (que, infelizmente, foi retirada do mercado por efeitos indesejáveis), reposição de nicotina (adesivos, comprimidos e gomas) e técnicas cognitivo-comportamentais especificas para transtorno de uso de nicotina. As técnicas dobram, em média, a eficácia do tratamento medicamentoso. Tratar-se, em média, é cerca de 6 a 7 vezes mais eficaz do que tentar parar sozinho(a). Ou seja, após um ano de parar, apenas cerca de 4% das pessoas não recaíram, enquanto com o tratamento completo, isto aumenta para 27,5%, segundo alguns estudos. O tratamento pode ser feito por psiquiatras com experiência na área ou médicos não-psiquiatras com experiência na área, junto com psiquiatras ou psicólogos para aplicação das técnicas de TCC. Se algum médico lhe propuser um tratamento exclusivamente medicamentoso ou a abordagem psicológica não for numa linha comportamental, é possível que se trate de profissionais que não conhecem os detalhes do assunto.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Para cessar o tabagismo, pode procurar o auxílio de um pneumologista ou de um psiquiatra.

    Drª. Debora Mascella Krieger
    Dor
    Psiquiatria
    Porto Alegre / RS
  • Os especialistas melhor indicados para você são o psiquiatra e o psicólogo ou psicanalista, eles irão através de medicação e do trabalho psicanalítico te ajudar a entender o porquê da compulsão.

    Drª. Ione Aragão Ribeiro
    Psiquiatria
    Volta Redonda / RJ