Olá, sou policial militar há 9 anos. Ingressei na PM até então sem nenhum diagnóstico psiquiátrico. Em 2016, comecei a ter episódios depressivos e várias tentativas de auto extermínio. Como consigo provar que meu adoecimento tem nexo com o serviço?

  • Primeiramente, deve consultar um psiquiatra. Atestar fatos não presenciados é proibido pelo código de ética, ou seja, aquilo que ocorreu em 2016, apenas um profissional que o tivesse atendido naquela época poderia atestar. Atualmente, o psiquiatra poderia, no máximo, registrar o ocorrido na época como parte do seu relato, na forma de "o paciente relata que...". Quanto ao que ocorre a partir do momento em que iniciar seu acompanhamento com o psiquiatra, ele pode registrar suas queixas e pode colocar, na hipótese diagnóstica, a possibilidade de nexo causal com seu trabalho. A decisão final de aceitar ou não o nexo causal ocorrerá no seu emprego ou no contexto de um procedimento judicial, se for o caso.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • É muito difícil provar, até porque a depressão é uma doença mental multifatorial. Procure se cuidar e se você tem certeza que o trabalho te adoeceu desta forma, procure outro trabalho em que possa se sentir realizado. Mas, antes de pedir demissão, procure um tratamento multidisciplinar: procure fazer um tratamento psiquiátrico e psicológico para seu quadro depressivo. Sem ajuda profissional fica mais difícil sair desta. Boa sorte.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Olá! Na verdade seus sintomas apenas foram tratados pelo stress do trabalho. Você deve procurar um psiquiatra para melhor examiná-lo e inclusive ver a correlação de nexo com seu trabalho.

    Drª. Ione Aragão Ribeiro
    Psiquiatria
    Volta Redonda / RJ
  • Sem dúvida alguma, sua profissão está diretamente ligada a uma maior possibilidade de Ansiedade e Depressão, assim como Psiquiatras e Anestesistas (estes dados são de conhecimento global). Existem outras profissões que também podem provocar Depressão.

    Porém, o tratamento com Antidepressivos é eficaz, e nenhum destes medicamentos provoca dependência (são de receita branca carbonada, e não de receita azul).

    Procure o Psiquiatra para que seja feito um diagnóstico preciso. Através de um bom diagnóstico é possível obter-se a cura.

    Deus abençoe.

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP