Pacientes com esquizofrenia paranoide, mas em remissão há mais de quatro anos, podem renovar a CNH sem problemas? Ou existe uma proibição para esta renovação?

  • Se o paciente esquizofrênico está estável, com bom controle dos sintomas psicóticos e em uso regular de medicação antipsicótica, ele pode dirigir, desde que o psiquiatra que o acompanhe libere o mesmo para esta atividade.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Esta é uma pergunta que poderia ser direcionada a um psiquiatra forense, que é um profissional que tem conhecimentos maiores nas áreas que interligam a legislação e a psiquiatria.

    A remissão de um quadro de esquizofrenia, entretanto, pode ser mais ou menos completo, de modo que, do ponto de vista psiquiátrico, a segurança para o paciente e a sociedade vai depender do quão completa é esta remissão. Entretanto, se não houver ideias persecutórias e alucinações, se a capacidade de comunicação for suficiente para lidar com as principais situações no trânsito e se houver segurança de que a pessoa está em uso contínuo das medicações, em princípio não há porque uma pessoa com esquizofrenia não possa dirigir.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria