Parei de tomar Razapina e emagreci 4 quilos em 3 meses, é normal? Quando comecei a tomar, engordei ou fiquei inchada?

  • Sim. A Razapina (Mirtazapina) é um antidepressivo que pode causar ganho de peso importante por mecanismos que não são totalmente explicáveis e quando você para de tomar esta medicação, você realmente pode emagrecer bastante. Isto tudo é bem normal.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • A Razapina* (mirtazapina) é um antidepressivo que leva a um aumento do apetite pela sua ação anti-histamínica (a mesma encontrada em medicações antialérgicas). Esta ação é também responsável pela sonolência. Estes efeitos são especialmente úteis em pessoas com insônia e falta de apetite, mas em outras (ou em outra fase do tratamento) podem se tornar desagradáveis.

    Além do fato de o efeito de aumentar o apetite ser útil em pessoas com depressão e inapetência (anorexia), a mirtazapina também é um antidepressivo que não dá efeitos colaterais sexuais, ao contrário da maioria dos outros, sendo por isto indicada em casos nos quais a pessoa seja sensível aos efeitos sexuais negativos de outras medicações.

    Finalmente, outra vantagem da mirtazapina é que ela pode ser combinada a outros antidepressivos de modo a aumentar o efeito destes.

    Assim, trata-se de um excelente antidepressivo. O aumento de peso se deve habitualmente a um aumento do apetite, que leva a pessoa a "engordar" (acumular gordura) e não a retenção de água ("inchaço"). Entretanto, tratando-se de um excelente antidepressivo, vale a pena, ao invés de suspender seu uso, conversar com seu médico sobre a possibilidade de controlar o peso através de dieta e exercícios ou mesmo de alguma medicação que possa contrabalançar este efeito de aumento do apetite.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria