Pessoa da minha família tem o seguinte comportamento: 1. Nunca assume seus 'erros', foi sempre o outro. 2. Incapaz de expressar gratidão quando ajudada por alguém. 3. Mentirosa e manipuladora. 4. Ciumenta/possessiva, e não liga por prejudicar terceiros.

  • Você está descrevendo comportamentos que ocorrem com uma certa frequência em pessoas que apresentam transtornos de personalidade, que são problemas que aparecem quando a pessoa é criança ou na adolescência e tendem a persistir por toda a vida.

    Existem vários tipos de transtornos de personalidade e o tratamento varia de acordo com isto. Entretanto, em casos como o que você descreve, possivelmente uma psicoterapia pode ser útil, principalmente se envolver também aqueles familiares que se sentem prejudicados pelos atos da pessoa. É importante que ela ouça quais são seus comportamentos que incomodam e o terapeuta procure achar, junto com as outras pessoas da família, saídas que possam ser satisfatórias para todos.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Pode ser um quadro se Transtorno de personalidade, leve a mesma para um psiquiatra para melhor avaliação do quadro. Um abraço.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência