Pessoas que sentem prazer com mentir.

  • Os psicopatas ou pessoas com Transtorno de personalidade antissocial tem gosto por mentir, mentem sem remorso!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Pessoas mentem para conseguir algum objetivo ou para escapar de punições. Pode-se dizer que todas as pessoas mentem, em algum momento de suas vidas. Entretanto, alguns indivíduos mentem mais que outros, o que pode ser resultado de diferenças culturais (em algumas culturas mentir sobre alguns temas é considerado menos grave que em outras e, às vezes, é até recomendado pela etiqueta), de criação pela família ou de problemas psicológicos. É frequente, por exemplo, que pessoas que têm dificuldades de dizer não ou de fazer críticas ou exigências ("inassertivas") mintam para não enfrentar uma situação difícil.

    Mentiras frequentes podem ser sinal, também, de transtornos de conduta e quadros mais graves, como o transtorno de personalidade antissocial, que envolve pessoas que não têm nenhuma empatia por outras pessoas e não apresentam escrúpulos para atingir seus objetivos.

    Cada caso deve ser analisado de forma diferente e o correto seria procurar auxílio profissional, para que pudesse relatar a questão de modo mais detalhado e ser devidamente orientado(a).

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria