Por gentileza, gostaria de saber como lidar com uma pessoa que aparentemente se apresenta normal. Mas, me confessou que está sentindo há anos alguém dentro do seu eu, respondendo as suas perguntas, rindo, tendo mal humor, tocando. Esquizofrenia?

  • Apesar de este tipo de vivências poder aparecer na esquizofrenia, outros transtornos psicóticos também poderiam levar a elas. Infelizmente, não há como saber do que se trata ou orientar você, sem ter mais detalhes e sem entrevistar você e/ou examinar a pessoa a que se refere. Consulte um psiquiatra pessoalmente.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Sim. Pode ser um quadro de esquizofrenia ou psicose. Ajude esta pessoa a procurar ajuda de um psiquiatra.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • A forma de lidar é não desmentir a crença da pessoa. Se ela fez esse relato para você, é um sinal de que ela confia em ti.
    Não desmentir ou tentar convencê-la de que suas crenças são irreais irá manter tal confiança. Aí, você usa desse crédito e a convence a fazer uma avaliação no psiquiatra.

    Geralmente será necessário que você marque o atendimento e acompanhe esta pessoa até a consulta, pois ela não acredita ter um problema, logo, acredita que NÃO precisa de médico!

    Boa sorte.

    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
  • Em primeiro lugar, devemos saber que a Esquizofrenia é uma Psicose.
    Psicose é a presença de delírios e/ou alicinações.
    As alucinações estão ligadas aos sentidos (Alucinação auditiva = ouvir vozes ou ruídos que não existem...alucinações visuais = ver coisas que não existem...etc).
    Os delírios são alterações do pensamento...pensamentos irreais que o paciente tem e que não aceita que as pessoas digam que são irreais.
    Existem 3 tipos de Psicose: a Psicose Orgânica é causada por uma doença...uma Pneumonia, uma Infecção Urinária, etc. Começam de repente e uma característica é uma "flutuação da atenção...em um minuto sabem onde estão e quem está com elas...minutos depois não sabem.
    Tembém existe a Psicose de Humor (Depressão Psicótica, Psicose Maníaca do Bipolar).
    A terceira é a Esquizofrenia, cuja causa mais comum nos últimos anos é o uso de maconha (ela ativa o gene da Esquizofrenia).
    Só para orientar: se as vozes estiverem fora da cabeça, é provável uma Esquizofrenia. Se as vozes estiverem dentro da cabeça é difícil se considerar a Esquizofrenia.

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP