Posso beber e tomar razapina?

  • Não é recomendável a combinação de Razapina (Mirtazapina) com Álcool. Pode aumentar bastante a sonolência e você ficará mais susceptível aos efeitos do álcool, sentindo vermelhidão no rosto, tontura, mal estar, enjoo, etc.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • A Razapina* (mirtazapina) é um antidepressivo, usada no tratamento da depressão, em casos de ansiedade e também em alguns casos de insônia.

    Trata-se de uma medicação que costuma dar bastante sonolência e, juntamente com o álcool, a sedação aumenta.

    Atualmente, independente de estar ou não tomando medicações, não se permite que pessoas dirijam após beberem, o que já é uma grande proteção.

    Poder ou não beber para alguém que toma mirtazapina depende de uma série de fatores:

    - idade: pessoas mais velhas são mais sensíveis tanto aos efeitos da mirtazapina quanto aos do álcool;

    - sexo: mulheres são mais sensíveis aos efeitos do álcool;

    - fatores pessoais de metabolismo e sensibilidade aos efeitos de ambas as drogas (álcool também é droga);

    - há quanto tempo a pessoa está tomando a mirtazapina (com o tempo, o efeito sedativo tende a diminuir);

    - quais as doses de mirtazapina e álcool que vão ser consumidas.

    De modo geral, no caso de pacientes estabilizados de seus quadros psiquiátricos e que não tenham tido problemas por abuso de álcool, os psiquiatras não costumam proibir o consumo de doses pequenas, esporadicamente, "tipo" um copo de vinho ou cerveja uma vez por semana.

    Os esclarecimentos acima têm apenas caráter de informações gerais: a melhor pessoa para orientar você é o(a) seu(sua) médico(a) particular, pois é ele(a) que conhece melhor seu quadro clínico e seu organismo.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria