Posso fazer terapia com um psiquiatra?

  • A psiquiatria é uma especialidade médica. Assim, em princípio, o psiquiatra só é obrigado a saber fazer os diagnósticos dos diversos problemas emocionais e doenças específicas da sua área e saber tratá-los com remédios, quando necessário.

    A psicoterapia exige uma formação específica em técnicas de ajudar as pessoas através da comunicação com elas, isto é, descobrir junto com elas, geralmente conversando (mas há outras técnicas, também) quais seus reais problemas e as melhores soluções para eles.

    Grande parte dos psiquiatras se propõe a fazer psicoterapia, apesar de nem todos terem conhecimentos suficientes para tanto. Assim, se for fazer psicoterapia com um psiquiatra, procure saber se ele fez alguma formação em psicoterapia. Caso contrário, ele pode até dar bons conselhos, em razão de sua experiência profissional e de vida (e isto também pode ser útil), mas não saberia fazer uma terapia propriamente dita.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • A terapia pode ser feita por psiquiatras com formação em psicoterapia, psicólogos(as) ou profissionais de nível superior que tenham formação e experiência específica em psicoterapia (por exemplo, em psicanálise). Um abraço e boa semana.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência