Quais são as possíveis causas orgânicas de alucinação visual?

  • A clássica separação que se fazia, em Psiquiatria e Neurologia entre transtornos "Orgânicos" e "Psíquicos", com o maior conhecimento sobre o funcionamento cerebral, cada vez perde mais o sentido. Imagino que a sua pergunta se refere a Enfermidades ou Transtornos que poderiam produzir o sintoma "alucinações visuais". Eu diria que tanto a adequada caracterização deste sintoma, quanto a subsequente avaliação de uma possível etiologia (causa) estariam a exigir adequada e detalhada avaliação médica, Psiquiátrica e Clínica.

    Dr. Flavio Jozef
    Psiquiatria
    Psiquiatria Forense
    Rio de Janeiro / RJ
  • O Classificação Interna de Doenças, da Organização Mundial da Saúde (OMS) define os transtornos mentais orgânicos como sendo um agrupamento que "compreende uma série de transtornos mentais reunidos tendo em comum uma etiologia demonstrável tal como doença ou lesão cerebral ou outro comprometimento que leva à disfunção cerebral".

    Ou seja, apesar de grande parte (ou a maioria) dos transtornos psiquiátricos classificados ter origem cerebral, o conceito de organicidade se refere à possibilidade de se encontrar uma lesão ou alteração funcional como causa da alteração psiquiátrica. Certamente se trata de um conceito grosseiro, pois à medida que se forem descobrindo as causas dos transtornos psiquiátricos, este agrupamento vai aumentar de tamanho. Por outro lado, há uma diferença prática, no sentido de que, nos casos dos transtornos mentais orgânicos, muitas vezes é possível combater a causa - e não apenas controlar o transtorno, como ocorre nos transtornos restantes. Assim, se for observado que uma depressão possivelmente decorreu de um acidente vascular cerebral (AVC) ou um quadro alucinatório proveio de um foco epiléptico, os tratamentos não serão baseados apenas no uso das medicações psiquiátricas habituais.

    O Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Psiquiátrica Americana, em sua quinta edição (DSM 5) não utiliza o termo "transtorno mental orgânico", mas o conceito se mantém, na medida em que vários transtornos listados tem um item "devido a outra condição médica", que conceitualmente é o mesmo que o transtorno mental orgânico.

    Dito isto, em relação especificamente à sua pergunta, pode-se dizer que pode haver muitas causas "orgânicas" de alucinações visuais. Aliás, apesar de haver descrição de alucinações visuais em pacientes esquizofrênicos, a predominância de alucinações visuais por si só já aumenta as suspeitas de causa "orgânica". As causas são muitas mas, como exemplo, podem ser mencionadas as seguintes.

    - crises epilépticas;
    - enxaquecas;
    - tumores;
    - AVC;
    - infecções cerebrais ou em outras áreas do organismo, mas que indiretamente afetem o cérebro, por exemplo através da liberação de toxinas;
    - aneurismas cerebrais;
    - intoxicação medicamentosa ou por abuso de substâncias.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • As causas são inúmeras:
    - crises epilépticas;
    - enxaquecas graves;
    - tumores no sistema nervoso central;
    - Acidente Vascular Cerebral (derrame);
    - infecções cerebrais tipo meningites ou encefalites;
    - infecções em outras áreas do organismo, mas que indiretamente afetem o cérebro, por exemplo através da liberação de toxinas;
    - aneurismas cerebrais;
    - intoxicação medicamentosa;
    - abuso de substâncias ou drogas ilícitas, especialmente LSD, cogumelos alucinógenos, anfetaminas e maconha.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência