Qual a definição de psiquiatria?

  • Psiquiatria é uma especialidade médica que trata de transtornos que envolvem alterações graves do comportamento, das emoções e sentimentos.

    O diagnóstico psiquiátrico é feito obtendo-se o histórico do paciente e através de um conjunto de técnicas chamadas de "exame psíquico", que é aprendido nas residências de psiquiatria, que são estágios envolvendo trabalho com pacientes, supervisão e aulas teóricas, geralmente com pelo menos três anos de duração. (Para entrar na residência de psiquiatria, há necessidade de ter os seis anos de formação médica e prestar um concurso.)

    Além do exame psíquico, o psiquiatra também se utiliza de exames complementares de sangue, tomografias, ressonâncias magnéticas e todos os tipos de exames que outros médicos também usam.

    Mas o principal, mesmo, é o exame psíquico. Nele, o psiquiatra observa as roupas, as posturas e a expressão facial do paciente, interroga sobre emoções, sentimentos, observa reações emocionais, nível de inteligência e memória, vocabulário e nível cultural.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria