Qual é a causa da psoríase?

  • A psoríase é uma doença de pele que não tem uma causa totalmente estabelecida, mas se sabe que pode estar ligada ao estresse e à questão da autoimunidade.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Não se sabe exatamente o que causa a psoríase. Ela aparece quando há uma produção excessiva de células jovens, na pele, que vão sendo levadas à superfície e não têm tempo de se recobrir adequadamente com uma camada protetora de queratina. Consequentemente, elas tendem a se acumular e, posteriormente, descamar. Por vezes, as pessoas relatam prurido. É possível que o problema seja desencadeado por alterações na atividade das células T, relacionadas às defesas imunológicas do organismo mas, por sua vez, não se sabe o que leva ao mau funcionamento da atividade destas células.

    A psoríase recidiva na forma de crises, que podem ser desencadeadas por doenças, traumas físicos e também estresse psicológico, mas não é uma doença psiquiátrica. Entretanto, como ocorre em outras doenças crônicas, a presença concomitante de transtornos psiquiátricos aumenta.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria