Qual é o principal tratamento para a síndrome do pânico?

  • O principal tratamento para a síndrome do pânico é medicação antidepressiva (Fluoxetina, Sertralina, Citalopram) e psicoterapia através de abordagem cognitivo comportamental.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • O principal tratamento para o transtorno de pânico é feito com medicações, estando em primeiro plano os inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRS). Os resultados costumam ser muito bons.

    Caso este tratamento não seja bem sucedido, existem outras medicações que podem ser utilizadas. Entre elas, estão os benzodiazepínicos como o alprazolam. Entretanto, deve-se evitar estas medicações por prazos longos, pois podem causar dependência e ocasionar problemas de memória.

    Finalmente, existem técnicas comportamentais que também são eficientes em alguns tipos de crises.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria