Qual o melhor remédio para esquizofrenia?

  • Não existe "o melhor" remédio para esquizofrenia: vai depender de cada caso. De modo geral, os antipsicóticos não clássicos são preferidos, por terem menos efeitos colaterais. Há vários deles, tais como risperidona, paliperidona, olanzapina, quetiapina, ziprasidona, lurasidona, aripiprazol etc. Para casos resistentes a eles, uma opção é a clozapina que, por motivos não claramente estabelecidos, pode funcionar em casos nos quais outros não foram suficientemente eficientes. Mas, tem um perfil de efeitos colaterais potencialmente perigosos, de modo que nunca é a primeira opção. Além disto, psicoterapia não psicodinâmica e terapia ocupacional, assim como abordagem psicoeducacional são complementos importantes ao tratamento medicamentoso.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Clozapina é o melhor remédio pra esquizofrenia.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Temos vários medicamentos para a esquizofrenia, a resposta as diferentes drogas é individual, alguns respondem melhor a um e outros indivíduos a outra. O medicamento de base são os neurolépticos como o risperidona, olanzapina, aripiprazol, brexpiprozol, etc.

    Drª. Maria Fatima Pega Tuzzolo
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
  • O melhor remédio é aquele que o paciente toma!!

    Infelizmente é comum entre os paciente com esquizofrenia o movimento de PARAR o tratamento. Às vezes, ele diz aos familiares que está tomando a medicação, mas na verdade está jogando fora.

    Antes de julgar que um medicamento não está funcionando devemos nos certificar que o indivíduo está tomando a medicação na dose e horário recomendado!

    Se você é um familiar, fique atenta a isso!

    Boa sorte!

    Drª. Laís Ribeiro
    Psiquiatria
    Juiz de Fora / MG
  • Os medicamentos são os Antipsicóticos, cuja função é reduzir o nível de Dopamina na via Mesolímbica (uma das 4 vias dopaminérgicas do cérebro). Existem meios de saber se a dose passou do ponto ideal (isto pode acontecer mesmo entre os maiores Psiquiatras) fazendo exames que mostram outras duas vias (Tubero-infundibular e Nigro-estriatal).

    Existem Antipsicóticos Típicos (mais "antigos, mas ainda bem usados) e os Atípicos.

    Converse sempre com o seu Psiquiatra.

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP