Sobre alucinações auditivas de psicose. No caso elas ouvem como se fizesse parte do mundo externo? Sem fazer distinção, por exemplo, de alguém que chegou e falou de verdade com elas e de uma alucinação? É como se elas ouvissem externamente mesmo?

  • Sim. Exatamente isso.

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Sim. A pessoa que ouve vozes tem a crença que as vozes são reais e isto parece vir de fora algumas vezes, mas é produzido dentro da cabeça mesmo. Pode haver uma ou mais vozes quando se fala em alucinações auditivas. Abraço!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Há vários conceitos diferentes de alucinação, alguns consideram alucinações apenas quando são no contexto de um quadro de psicose e a percepção do paciente em relação a toda a realidade está alterada e outros consideram alucinações quaisquer percepções que ocorrem na ausência de um estímulo.

    Assim, há variados graus de "realidade" das alucinações. As alucinações que ocorrem, por exemplo, em alterações cerebrais mais grosseiras (por exemplo, resultantes de tumores ou lesões tóxicas do cérebro) são claramente vivenciadas como provindo do mundo externo, ao ponto de a pessoa eventualmente tentar achar o local de onde vem a alucinação. No caso da psicose esquizofrênica, a alucinação frequentemente é intermediária entre a imaginação e a realidade, encontra-se mais no mundo interno - o esquizofrênico ouve as vozes, por exemplo, pode até falar com elas, mas não passa por sua cabeça procurar as pessoas "que falam" - elas se encontram "dentro" de sua mente.

    Estas diferenças fenomenológicas são importantes no diagnóstico psiquiátrico.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria