Doutor Responde
Login

Sofro de estresse, fazia o tratamento com imipramina, me parece que é esse nome, era só o que passava minhas coceiras e escamações. Estou sem o medicamento e não consigo agendar pela Unimed um psiquiatra. O que fazer?

Sofro de estresse, fazia o tratamento com imipramina, me parece que é esse nome, era só o que passava minhas coceiras e escamações. Estou sem o medicamento e não consigo agendar pela Unimed um psiquiatra. O que fazer?
  • Passe com psiquiatra o quanto antes para a retomada da medicação. Tente também medidas anti-estresse: meditação, exercícios físicos diariamente, natação, reza, viagens, massagem, etc.

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • "Estresse" é considerado um transtorno psiquiátrico apenas no contexto do Estresse Pós-Traumático. Tecnicamente, estresse é a reação do organismo a situações de sobrecarga física e/ou emocional. Quando as pessoas dizem que estão "estressadas", geralmente se trata de indivíduos que estão expostos a uma sobrecarga física e/ou emocional e, em função desta sobrecarga, se sentem ansiosos, fatigados ou mesmo deprimidos. Assim, quando uma pessoa se queixa de "estresse", a primeira conduta é uma avaliação psiquiátrica, de modo a verificar se a pessoa tem algum transtorno psiquiátrico (por exemplo, transtorno de ansiedade generalizada ou outros transtornos ansiosos, depressão etc.). No caso de um diagnóstico positivo, geralmente se indica um tratamento medicamentoso, muitas vezes associado à psicoterapia. Dentro deste contexto, a imipramina não costuma ser a primeira opção, porque há medicações com menos efeitos colaterais e que podem trazer os mesmos benefícios. Por outro lado, a imipramina tem um efeito anti-histamínico (antialérgico), independente do efeito sobre o estado emocional. Assim, é possível que a melhora de suas coceiras e descamações tenha ocorrido por este motivo. Havendo queixa de "estresse", deve passar com um psiquiatra, certamente, porém como você se queixa também de coceiras e descamações, passe com um dermatologista ou, na ausência deste, com um clínico geral: é possível que possam ajudar você no seu problema de pele com outras medicações que não a imipramina. Finalmente, enquanto não tem acesso ao psiquiatra, se a imipramina for mesmo um remédio indicado em seu caso, qualquer médico pode prescrevê-la. Ou seja, passar com o psiquiatra será importante mas, provisoriamente, profissionais de outras áreas da medicina podem ajudar você.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.