Sou obrigada a aceitar tudo o que o psiquiatra que está me consultando quer? Por exemplo, ele mandava eu fazer tal atividade, sem ao menos perguntar se eu gostava, ou não. Eu fiz Filosofia Clínica e conheci um pouco da nossa mente, e sei ...

  • O psiquiatra é um profissional médico especializado na avaliação de transtornos mentais e comportamentais. Assim, ele procurará orientar seus pacientes de acordo com seus melhores conhecimentos, como devem fazer todos os médicos.

    Logicamente, o(a) paciente também tem liberdade de escolha e pode ou não fazer o que o psiquiatra recomenda. As consequências positivas ou negativas desta opção são do(a) paciente.

    Isto vale para todos os casos em que a pessoa tenha uma capacidade de decisão próxima a das pessoas sem transtornos psiquiátricos. Entretanto, em alguns casos, esta liberdade fica mais limitada, mesmo que não seja anulada. Isto ocorre, basicamente, nos casos de crianças pequenas, pacientes psicóticos em crise ou com comprometimentos mais graves, pessoas com retardo mental e em quadros demenciais mais avançados como, por exemplo, na doença de Alzheimer.

    Procure conversar com seu psiquiatra e expor para ela esta mesma pergunta que você fez aqui, no site.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria