Tenho 3 filhas, a mais velha tem 14 anos. Ultimamente ela vem se comportando de uma maneira estranha, só fala em morrer e não vai à escola de jeito nenhum. Ela sempre foi retraída e meio tímida, mas agora ela não quer sair e nem ver pessoas.Está pior

  • Bom, você fez um relato e não uma pergunta. Mas, imagino que esteja querendo saber o que pode estar acontecendo com sua filha mais velha.

    Primeiramente, é importante deixar claro que é impossível (e proibido) fazer um diagnóstico sem avaliar a paciente pessoalmente.

    Apesar de as pessoas serem diferentes umas das outras e de isto não ser necessariamente um problema, crianças que sejam excessivamente retraídas e tímidas devem ser observadas e eventualmente levadas a um especialista (psicólogo, psicopedagogo ou psiquiatra com experiência em crianças), pois alguns transtornos já ocorrem nesta fase da vida ou se iniciam nela. Assim, depressão, alguns transtornos ansiosos e alguns transtornos de personalidade podem se iniciar já na infância e se agravar, se não forem devidamente tratados.

    Falar em morrer e não querer ir à escola pode ser uma forma de se esquivar dos deveres, mas não se deve partir deste pressuposto, porque seria perigoso. Há crianças e adolescentes, também, que se isolam em função de se relacionarem mais através de redes sociais, o que por si só também não é muito saudável. Entretanto, somando todos estes comportamentos, é muito importante que procure um psiquiatra com experiência com crianças e adolescentes, pois há grande possibilidade de sua filha estar apresentando um transtorno psiquiátrico. O mais comum, com este tipo de sintomas, é a depressão, mas outros transtornos também podem se iniciar com isolamento e sintomas depressivos. Leve-a o mais rápido a um profissional, porque se o problema for grave, estará prevenindo consequências sérias e, se não for, sentirá alívio por ser confortada.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • O quadro da sua filha mais velha parece um quadro de depressão. Procure um(a) psiquiatra e um(a) psicólogo(a). Abraço.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência