Tenho depressão. Os remédios que tomo não estão resolvendo (clonazepam, diazepam, clomipranina e carbamazepina). O que faço? Estou ficando pior!

  • Procure um psiquiatra da sua confiança e um psicólogo para tratamento conjunto. Faça atividade física regular, meditação, ioga, acupuntura, medidas antiestresse, entre outras coisas.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Clonazepam e diazepam são medicamentos que melhoram a ansiedade, mas não tratam a depressão. Carbamazepina pode ser usada em alguns casos de depressão bipolar, mas também não tem efeito antidepressivo potente. A clomipramina é um antidepressivo potente, inclusive tão potente que, hoje em dia só é usado no tratamento de casos resistentes. Se seu diagnóstico estiver correto, pode ser que ainda não tenha dado tempo suficiente para o remédio agir ou que a dose não seja suficiente ou que se trate de um caso resistente. Só com as informações que você dá, não há como saber.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Olá, primeiramente não perca as esperanças, as coisas podem melhorar. Pensando num quadro de depressão, há muitas possibilidades de otimização do seu tratamento. Daí a importância de uma confirmação desse diagnóstico para que sejam feitas as intervenções adequadas.
    Sugiro então que seja realizada uma consulta com psiquiatra para uma investigação diagnóstica e esclarecimentos sobre o quadro, trazendo segurança ao paciente e familiares. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

    Dr. Túlio Teixeira de Araújo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    Uberlândia / MG