Tenho Transtorno Afetivo Bipolar, há anos sem euforia, mas com períodos curtos de hipomania e longos de depressão bipolar mista! Acontece q nesta fase depressiva, acordo muito mal, como se fosse outra pessoa tentando sobreviver naquele dia! Pq será?

  • Porque a depressão leva a muito sofrimento, através de diferentes sintomas. Tem de persistir no tratamento. É a única saída.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Na fase depressiva, o paciente bipolar tem mesmo pensamentos negativos e catastróficos. Tente falar com seu médico psiquiatra para ajuste da medicação psicotrópica. Tente se cuidar mais e mais para sair da fase depressiva ou mista. Procure também ajuda psicológica e procure fazer exercícios físicos diariamente.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • É natural que no transtorno afetivo bipolar possa ter períodos em que você se apresente mais vulnerável. Por este motivo, o ideal é manter seguimento regular com psiquiatra e caso necessário realizar reajustes de suas medicações.

  • Posso te dizer que o Transtorno Bipolar prova uma série de sintomas que diferem em determinados períodos. É importante que você tenha um psiquiatra que possa acompanhá-la com regularidade para avaliar e medicar (se necessário) nas várias fases da doença.

    Drª. Ione Aragão Ribeiro
    Psiquiatria
    Volta Redonda / RJ
  • Permita que eu lhe diga os sintomas da Hipomania (todo paciente que tiver ao menos 1 hipomania ou 1 mania na vida é considerado bipolar para toda a vida).
    Hipomania: o paciente permanece vários dias seguidos com TODOS os sintomas abaixo...
    Grandiosidade (o paciente tem certeza de que ele tem poderes e qualidades que ninguém tem);
    Euforia...uma alegria de 10 pessoas em uma só...boa vontade extrema;
    O paciente sente-se grandioso e as demais pessoas são inferiores...muito inferiores...ele as trata com agressividade;
    Pensamento acelerado, fala acelerada (taquilalia)...o paciente fala muito rápido e não quer ser interrompido;
    Faz muitos planos, muitos projetos (todos ao mesmo tempo), mas não começa nenhum (aumento da volição e queda do pragmatismo);
    Sem necessidade de sono...uma ou duas horinhas de sono e ele já está "a mil"; (não é insônia, não é dificuldade para dormir...é não querer dormir mesmo).

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP