Tenho um parente em uma clínica psiquiátrica e suspeito que não a estão tratando bem, quais seriam os principais sinais ou critérios para saber se realmente a estão destratando?

  • Não há como falar em "sinais ou critérios", sem você dizer o porquê de sua desconfiança. Não existem sinais e critérios específicos, vai depender de cada caso. O ideal é quando você pode visitar seu parente sem ter de marcar horário, para poder "pegar de surpresa" alguma situação. Mas, dificilmente as clínicas permitem este tipo de visitas. Assim, se você tem suspeitas de maus tratos, o mais seguro é transferi-lo para uma clínica na qual você confie (por exemplo, com base em relatos de amigos).

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Boa tarde!

    Você pode pesquisar as opiniões de pessoas que já se trataram lá, pessoalmente ou na internet, observar o estado em que está seu parente quando for visitá-lo, escutar o que ele tem a dizer (com o cuidado de verificar se ele está psicótico/delirante e pode estar fantasiando alguma situação irreal), observar o estado dos outros pacientes, higiene do local, observar também como os funcionários trabalham, seu nível de dedicação & nada disso te dará certeza de como ele é tratado, mas podem ser indícios de que há uma maior ou menor probabilidade dele estar sendo destratado.

    Drª. Ana Paula Faria Moraes
    Psiquiatria
    Porto Nacional / TO
  • Esta é uma situação bastante delicada. Dependendo do diagnóstico que causou a internação, pode haver relato de maus tratos apenas para forçar a alta (por exemplo, usuários de substâncias).

    Procure conversar com ele e tenha bom senso.

    Dr. Roberto S Chrysostomo
    Psiquiatria
    Psiquiatria Da Infância E Da Adolescência
    Quatá / SP