Tenho uma tia, irmã gêmea da minha mãe que é diagnosticada com bipolaridade. Minha mãe não é. Isso aumenta as minhas chances para esquizofrenia?

  • Sim, Transtorno bipolar e esquizofrenia tem fator de risco genético em comum.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • É uma questão difícil, pois depende inclusive do modo como se define esquizofrenia, transtorno bipolar e um transtorno intermediário, o transtorno esquizo-afetivo. Mas, segundo um dos estudos que encontrei, os riscos de irmãos de bipolares serem esquizofrênicos é de 3 a 4 vezes maior do que na população geral e de filhos serem esquizofrênicos é de 2 a 3 vezes. Possivelmente, suas chances são semelhantes à da população geral, já que temos o dado de que sua mãe NÃO tem transtorno bipolar.

    Porém, a herança dos transtornos psiquiátricos é complexa, envolvendo múltiplos genes. E estes genes podem ou não ser ativados dependendo de uma série de condições. Por exemplo, maus tratos na infância e abuso de álcool e maconha se relacionam ao desencadeamento de esquizofrenia.

    Então, potencialmente, é possível que sua mãe tenha os genes, mas eles não tenham se expressado.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria