Tenho várias dúvidas. Uma delas: meu filho fez doze anos em maio, logo depois em julho parou de falar e comer, fez todos os exames, não consta nada. Ninguém consegue me dar um diagnóstico, muitos falam que ele é autista.

  • Procure um Psiquiatra Infantil para saber se ele é autista ou se tem algum outro transtorno.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • O autismo é um transtorno em que predominam as dificuldades de relacionamento social (incluindo expressão de emoções, percepção e entendimento das emoções de outros, empatia e habilidades de estabelecer e manter contato) e comportamentos repetitivos (movimentos e hábitos). O desempenho das crianças (e, posteriormente, adultos) pode ser maior ou menor e, em alguns casos, pessoas chegam a adquirir níveis elevados, em alguns casos mais raros, até se tornam pesquisadores e professores universitários.

    Os sintomas costumam aparecer desde o início da vida e, quando se presta atenção, são percebidos nos primeiros meses, com atrasos no desenvolvimento, por exemplo, da capacidade de acompanhar o olhar das outras pessoas com os próprios olhos. Frequentemente, pais que já tiveram outros filhos, percebem mais facilmente estas alterações.

    Em alguns casos, pode haver uma demora maior para a percepção dos sintomas mas, dificilmente isto chega até os 12 anos.

    Você não deixa claro se o desenvolvimento de seu filho, até esta idade, foi completamente normal. Se for este o caso, pode haver várias causas para esta mudança de comportamento, desde causas clínicas como doenças no cérebro ou outras partes do organismo até surtos psicóticos ou quadros depressivos.

    Necessariamente você deve levar seu filho a um(a) psiquiatra.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria