Tomo anafranil, comprei o genérico da EMS, o efeito pode ser diferente?

  • É possível que se perceba diferenças sim. Se perceber efeitos colaterais indesejados ou retorno dos sintomas, vale a pena interromper essa medicação e voltar a usar a medicação anterior.

    Dr. Beverly Martinez
    Psiquiatria
    Campo Grande / MS
  • Depende da qualidade do genérico, se ele tiver um mínimo de matéria-prima necessário fará efeito! O problema é que a pouca fiscalização na produção pode gerar um medicamento com pouca matéria-prima e devemos nos ater à qualidade do laboratório, sendo que alguns deles se destacam em relação aos outros, daí a importância de perguntar ao seu médico de confiança, antes de adquirir qualquer genérico!

    Dr. Marcelo de Oliveira Mundim
    Psiquiatria
    Homeopatia
    Belo Horizonte / MG
  • Sim. O efeito pode ser diferente.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • É a Agência Nacional de Vigilância Sanitária que controla a qualidade dos medicamentos. Nós médicos não temos como saber se um produto equivale a outro. De modo geral, a medicação de referência (no caso da clomipramina é o Anafranil*) é sempre considerada confiável.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria